A fila era extensa para a caminhada!!!

A fila era extensa para a caminhada!!!
* As camisetas foram pintadas pelos motivos flora e fauna

Luta por uma questão ambiental

Luta por uma questão ambiental
* no dia 27/03/2010, os alunos da Emef Teofilo B. Ottoni, se reuniram em defesa da implantação do Parque Tizo

Dicotomia entre ser desigual e ser diferente.

A sociedade atual, de natureza excludente, produz e reproduz desigualdades, através de preconceitos apreendidos e repassados de uma geração a outra, nos quais as diferenças são vistas como defeitos ou faltas. As desigualdades são frutos destas relações desiguais estabelecidas entre indivíduos ou grupos, por razões não só econômicas, como também sociais, culturais, políticas, educacionais, de saúde ou de etnia, pela falta de se reconhecer e de se valorizar o princípio da cultura de respeito pela dignidade da pessoa humana.

Os indivíduos são únicos, diferem em suas necessidades, características, saberes, interesses, habilidades, contextos sócio-econômicos e culturais, origem, etnia, etc. e, isto os torna diferentes. As diferenças nos fazem únicos. A heterogeneidade e as diferenças constituem o indivíduo.

Portanto ser desigual é condição proveniente das relações de desigualdades concebidas por uma sociedade excludente,marcados por relações desiguais de poder e ser diferente remete à singularidade de cada um, enquanto ser em formação, inserido dentro de um contexto que também sofre transformações pelo meio, interações estabelecidas em diferentes contextos, entretanto, com especificidades provindas de suas particularidades de ser, dentro da pluralidade cultural.

Daí a necessidade de se reduzir as desigualdades dentro do contexto escolar, no respeito à diversidade que considere as especificidades de cada um, na convicção que dentro desta pluralidade, educar-se-á para o pleno exercício da cidadania. Não acredito que se irão sanar as desigualdades, porque as diferenças estão aí, e, estas contribuem para a para o crescimento do ser, da vida em coletividade. Mas, é necessário minimizar as desigualdades no contexto escolar (espaço privilegiado), no qual deva disseminar a cultura do convívio na e para a cidadania, para a inclusão social, no sentido de abranger todos os excluídos, que parta do princípio de uma educação para todos com efetividade e qualidade.

Sendo assim, é necessário ter consciência da humanidade na diversidade, do que somos, de nossos limites, possibilidades e necessidades. Temos a nossa cidadania em comum, enquanto portadores dos mesmos e iguais direitos. E é nessa convivência na diversidade, que nossas crianças devem olhar o mundo, e a partir desta perspectiva, com atitudes críticas frente à realidade atual e solidárias umas para com as outras, que iremos construir e compartilhar o exercício da cidadania, para transformar esta realidade para melhor, que conceba um mundo mais justo e igualitário.