A fila era extensa para a caminhada!!!

A fila era extensa para a caminhada!!!
* As camisetas foram pintadas pelos motivos flora e fauna

Luta por uma questão ambiental

Luta por uma questão ambiental
* no dia 27/03/2010, os alunos da Emef Teofilo B. Ottoni, se reuniram em defesa da implantação do Parque Tizo

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA

A escolha do tema se deve à instigação ocorrida nas aulas do curso de extensão Educação para a diversidade e cidadania e à fomentação de debates proporcionados pela dinâmica do mesmo, com as contribuições da coordenadora geral professora Elisandra Maranhe, dos tutores e demais cursistas, assim como às contribuições dos textos e sites disponibilizados durante a realização do mesmo.
Pois, ao compreender o contexto do processo histórico, os meandros da lei e os enfrentamentos ocorridos com a demanda educacional, entende-se a necessidade da reformulação do ensino para garantir a efetividade do trabalho com a educação para a diversidade e cidadania.
Convém ressaltar, que se objetiva contextualizar as políticas e ações implantadas dentro do processo histórico para o entendimento das transformações benéficas na garantia do direito de todos e de cada um dos sujeitos. Entretanto, também demonstrar que os documentos legais deixam “brechas” para dubiedades de interpretações, que prejudicam a efetividade do processo de inclusão educacional no questionamento e análise, dentre outras, das seguintes inquietações:

  • Estão construídos que tipos de serviços?

  • Qual a efetividade do processo educacional?

  • Todos estão dentro da escola?

  • Há formação de professores? 

  • Tem profissionais especializados para atender os alunos com necessidades educacionais especiais?

  • Quais são os equipamentos da escola?

  • Os materiais são readaptados?

  • Há recursos materiais e pedagógicos?

  • Há construções arquitetônicas para garantir a acessibilidade?

  • Os valores, as culturas e as etnias são respeitados e valorizados?
Além disso, visa demonstrar os impactos da atual Política Nacional, seus avanços e retrocessos e em que implica nas práticas educacionais.
Há a necessidade de compreender a educação enquanto direito fundamental de todos e de cada um, dentro de uma perspectiva inclusiva que busque uma educação igualitária e justa e que não aceite nenhum tipo de discriminação e preconceito.

Diversidade e cidadania é realmente um tema oportuno para o enfrentamento de nossa realidade atual diante a diversidade humana que deve estar atrelada à qualidade de ensino e não por forma de desigualdade ou discriminação que caracterizou a escola historicamente, privilegiando apenas a um grupo homogeneizador (masculino, branco, homofóbico, de classe social média alta/alta).

Os indivíduos são únicos, diferem em suas necessidades, características, saberes, interesses, habilidades, contextos social, econômico e cultural, origem, etnia, etc. Esta particularidade os torna diferentes. As diferenças os caracterizam únicos. A heterogeneidade e as diferenças constituem o indivíduo.
Daí a necessidade de se reduzir as desigualdades dentro do contexto escolar que considere as especificidades de cada um, na convicção que dentro desta pluralidade, educar-se-á para o pleno exercício da cidadania. A escola é o espaço privilegiado para disseminar a cultura do convívio na e para a cidadania e a inclusão social, no sentido de abranger todos os excluídos, que parta do princípio de uma educação para todos com efetividade e qualidade, dando respostas à heterogeneidade social para satisfazer às necessidades educativas de cada um.

Sendo assim, é necessário ter consciência da humanidade na diversidade, do que somos, de nossos limites, possibilidades e necessidades. Temos a nossa cidadania em comum, enquanto portadores dos mesmos e iguais direitos. E é nessa convivência na diversidade, que nossas crianças devem olhar o mundo, e a partir desta perspectiva, com atitudes críticas frente à realidade atual e solidárias umas para com as outras, que iremos construir e compartilhar o exercício da cidadania, para transformar esta realidade para melhor, que conceba um mundo mais justo e igualitário.