A fila era extensa para a caminhada!!!

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* As camisetas foram pintadas pelos motivos flora e fauna

Luta por uma questão ambiental

Luta por uma questão ambiental
* no dia 27/03/2010, os alunos da Emef Teofilo B. Ottoni, se reuniram em defesa da implantação do Parque Tizo

domingo, 7 de março de 2010

Convivência na diversidade

Constatar que vivemos uma realidade com grande diversidade e com desigualdade social existente na humanidade, leva à reflexão diante desta diversidade humana, do processo de globalização e da representatividade que define historicamente e difunde a sociedade homogênea ocidental, o que resulta daí muitos preconceitos.

Muitas vezes, não paramos para pensar nestas questões, convivemos de tal forma que deixamos passar a oportunidade de trabalhar, enquanto educadores, com eficácia diante à situação. É necessário que a educação tenha princípios no respeito e na boa convivência entre todos. A educação na diversidade deve abranger a convivência de uma relação respeitosa e solidária entre as pessoas, no intuito de transformar a sociedade para uma cultura de justiça e paz e que identifique, reconheça e valorize a diferença.
Há a necessidade de destacar valores como o de respeito à pluralidade, o da convivência pacífica, da ética, da ação solidária, da tolerância, no âmbito das relações na e para a diversidade cultural.

O preconceito entendido pelos diversos ângulos revela a expressão de juízo de valor na qual uma unidade cultural se considera superior, com a rejeição e o sentimento de superioridade sobre as demais culturas. Resulta daí a exclusão, a dominação, a exploração e a discriminação do outro. E é através de preconceitos apreendidos e repassados de uma geração a outra, nos quais as diferenças são vistas como defeitos ou faltas, que surgem as desigualdades, proveniente destas relações desiguais estabelecidas entre indivíduos ou grupos, por razões não só econômicas, como também sociais, culturais, políticas, educacionais, de saúde ou de etnia, pela falta de se reconhecer e de se valorizar o princípio da cultura de respeito pela dignidade da pessoa humana.

Nesta direção, a cultura ocidental se instaura na humanidade com modelos absolutos, constituídos historicamente, para excluir “os que não se enquadram nos padrões aspirados por eles”. É preciso, portanto, combater toda a forma de situação excludente, para o desafio de construir no contexto escolar, um espaço de construção coletiva, com diálogo para a convivência na diversidade, distinguindo o diferente do desigual.
É papel da escola, enquanto espaço privilegiado para os debates, fomentar discussões e dar respostas à grande heterogeneidade social, econômica e étnica dos alunos, para satisfazer às necessidades educativas de todos.

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