A fila era extensa para a caminhada!!!

A fila era extensa para a caminhada!!!
* As camisetas foram pintadas pelos motivos flora e fauna

Luta por uma questão ambiental

Luta por uma questão ambiental
* no dia 27/03/2010, os alunos da Emef Teofilo B. Ottoni, se reuniram em defesa da implantação do Parque Tizo

terça-feira, 30 de março de 2010

A importância do Brincar na Educação Infantil

A importância do Brincar na Educação Infantil


O que é uma criança?

Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebês, entre o segundo e o décimo oitavo mês, e criança quando têm entre dezoito meses até doze anos de idade.


O que acontece na Educação Infantil?

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB 9394/96 - Art. 29)‏


Brincar é coisa séria!

O tempo de brincar sempre traz consigo imagens da nossa casa, da nossa família, do bairro, dos amigos. O jogo (a brincadeira) é o protagonista da nossa infância: ele expressa a forma como vemos e sentimos o mundo.” Adriana Friedmann - Pesquisadora da Unicamp e membro do Labrimp da Feusp


Qual a importância do brincar para a criança?

“A brincadeira para a criança não representa o mesmo que o jogo e o divertimento para o adulto. Brincar não é ficar sem fazer nada, como pensam os adultos, é necessário estar atento ao caráter sério do ato de brincar, pois esse é o seu trabalho, atividade através da qual ela desenvolve potencialidades, descobre papéis sociais, limites, experimenta novas habilidades, forma um novo conceito de si mesma, aprende a viver e avança para novas etapas de domínio do mundo que a cerca.” Márcia Maria A. Figueiredo - Mestra em educação





Uma das funções básicas da Educação Infantil: criar um espaço heterogêneo de convívio entre crianças e adultos, meninos e meninas de diferentes idades, etnias; um espaço de interlocução entre tradições sociais, religiosas, culturais, permitindo contemplar democraticamente o trabalho com suas diferenças entre as crianças e não com a construção de um espaço limitado de pensar e agir de modo uniforme. Maria Taís de Melo - Mestre em Psicologia-UFSC

Um comentário:

  1. Estou trabalhando com alunos de 4 e 5 anos e o brincar é muito importante, pois auxilia no aprendizado e torna as atividades bem mais divertidas e prazeirosas. Este texto tem algumas imagens de meus alunos,meu objetivo era demonstrar aos pais a importancia do brincar.

    ResponderExcluir