A fila era extensa para a caminhada!!!

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* As camisetas foram pintadas pelos motivos flora e fauna

Luta por uma questão ambiental

Luta por uma questão ambiental
* no dia 27/03/2010, os alunos da Emef Teofilo B. Ottoni, se reuniram em defesa da implantação do Parque Tizo

domingo, 7 de março de 2010

Singularidade e Pluralidade Cultural

Os indivíduos são únicos, diferem em suas necessidades, características, saberes, interesses, habilidades, contextos sócio-econômicos e culturais, origem, etnia, etc. e, isto os torna diferentes. As diferenças nos fazem únicos. A heterogeneidade e as diferenças constituem o indivíduo. Assegura a Carta Magna, em seu art. 5º, “ É certo que a igualdade de todos perante a lei está intimamente ligada com o estado democrático do direito. Mas a igualdade está confirmada diante do princípio de tratar desigualmente os desiguais”.

Portanto ser desigual é condição proveniente das relações de desigualdades concebidas por uma sociedade excludente, marcados por relações desiguais de poder e ser diferente remete à singularidade de cada um, enquanto ser em formação, inserido dentro de um contexto que também sofre transformações pelo meio, interações estabelecidas em diferentes contextos, entretanto, com especificidades provindas de suas particularidades de ser, dentro da pluralidade cultural.

De acordo com Santos: “(...) Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza”. (SANTOS, 1995, p. 45). E esta sentença me esclareceu a respeito de sobre o ser desigual e ser diferente, me fez estabelecer ligações e critérios de diferenciá-los, sob uma nova ótica.

Daí a necessidade de se reduzir as desigualdades dentro do contexto escolar, no respeito à diversidade que considere as especificidades de cada um, na convicção que dentro desta pluralidade, educar-se-á para o pleno exercício da cidadania. É necessário minimizar as desigualdades no contexto escolar (espaço privilegiado), no qual deva disseminar a cultura do convívio na e para a cidadania, para a inclusão social, no sentido de abranger todos os excluídos, que parta do princípio de uma educação para todos com efetividade e qualidade.

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